Projeto de educação ambiental envolveu neste ano mais de mil estudantes de Rio do Oeste
03/12/2018 07:57 em Novidades

Projeto de educação ambiental envolveu neste ano mais de mil estudantes de Rio do Oeste

O tema escolhido para começar foi a coleta seletiva do lixo

No início de 2018, durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Rio do Oeste, surgiu a ideia de envolver mais a comunidade na discussão de assuntos voltados a preservação ambiental. A estratégia adotada foi criar e desenvolver um projeto de educação ambiental nas escolas das redes municipal e estadual. Entre uma série de temas a serem trabalhados, inicialmente o escolhido foi a coleta seletiva do lixo produzido na cidade.

Além de atividades teóricas, teve também visitas no Centro de Triagem, localizado na Serra da Filomena. “O objetivo foi aproximar ainda mais os estudantes do trabalho prestado no Centro de Triagem, mostrando a realidade diária da equipe que lá trabalha. Uma forma de aumentar a consciência deles e, consequentemente, das famílias, quanto a importância de fazer a separação correta dos resíduos nas residências”, explica a bióloga Joziani Küster. Essa atividade a campo envolveu estudantes de 43 turmas, das escolas Expedicionário Mario Nardelli, Vereador Alfredo Scotinni e Fortunato Tarnowski.

Na segunda etapa do projeto, os estudantes foram convidados a gravar um vídeo dando dicas de sustentabilidade e respondendo a seguinte questão: O que eu estou fazendo para melhorar o ambiente onde vivo? “Esses vídeos vão reforçar ainda mais o projeto, ao serem postados nas redes sociais das escolas e da prefeitura. Contamos também com a parceria da Rede Bela Aliança de Televisão, que vai veicular esse material na programação diária”, destaca o prefeito Humberto Pessatti.

Para 2019, a ideia é dar continuidade ao projeto, envolvendo outros temas considerados relevantes.

COMENTÁRIOS