Aos 79 anos, professor Luiz Paterno é contemplado com o Prêmio Educador Elpídio Barbosa
25/10/2018 11:48 em Novidades

Aos 79 anos, professor Luiz Paterno é contemplado com o Prêmio Educador Elpídio Barbosa

Foram homenageados 22 docentes da rede estadual e duas organizações educacionais 

Na sua 25ª edição, o Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi concedido neste ano, em Florianópolis, para 22 docentes da rede estadual e duas organizações educacionais. Entre os homenageados estava Luiz Paterno, representando a Regional de Rio do Sul. A indicação partiu da Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli, onde ele lecionou e foi diretor. “Entre os fatores que levamos em conta para a escolha foram os anos de serviço prestados por ele à educação, a sua inteligência, a humildade, por estar sempre pronto a receber a todos e a ajudar o próximo. O seu Luiz sempre será uma referência municipal e regional”, ressalta a diretora da instituição, Judite Terezinha Catafesta.

Luiz Paterno nasceu em Pouso Redondo, em 1939. Foi morar em Rio do Oeste com oito anos de idade, frequentando o primário em uma escola da localidade de Angico. Estudou também no Seminário São Francisco Chavier e concluiu o segundo grau em São Paulo, onde cursou Filosofia. De 1962 a 1963, estudou na Itália, no Seminário Teológico da Consolata, em Turim. De volta ao Brasil, começou a lecionar, atuando em escolas de Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino e Taió. Se aposentou em 1993, aos 54 anos. “O nosso professor Luiz Paterno é um exemplo dentro e fora da sala de aula. Com ele, a gente aprende todo dia. A Escola Mário Nardelli está de parabéns pela indicação, porque o seu Luiz é um orgulho para o povo rio-oestense”, reconhece o prefeito Humberto Pessatti.

O objetivo desta edição do prêmio foi justamente reconhecer iniciativas diferenciadas de professores que contribuem ao desenvolvimento da educação catarinense. Promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), pela primeira vez professores foram homenageados e receberam medalhas e diplomas, pois nas edições anteriores somente as escolas e entidades eram prestigiadas. 

Sobre o prêmio

O Prêmio Elpídio Barbosa, criado em 1992, é uma homenagem ao educador e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, Elpídio Barbosa, que desempenhou importante papel em diferentes áreas de ensino do governo de Santa Catarina.

Esta 25ª edição do Prêmio tem como objetivo homenagear professores da rede pública e instituições educacionais que contribuíram significativamente com o desenvolvimento da educação catarinense.  FONTE: engeplus.

 

Homenagem em Rio do Oeste

Em forma de reconhecimento e reforçando a importância do prêmio concedido pelo Conselho Estadual de Educação, a direção da EEB Expedicionário Mário Nardelli prepara para a próxima semana mais uma homenagem ao professor aposentado Luiz Paterno, envolvendo estudantes, professores e gestores. Será na terça-feira, dia 30, às 19h, na Câmara de Vereadores. 

COMENTÁRIOS